segunda-feira, 21 de março de 2016

Como estudar para química, física e biologia

   2016 veio cheio de surpresas... inclusive química, física e biologia, matérias novas que eu não tinha no ano passado. E, claro, estou realmente com dificuldades nessas matérias, como qualquer outra pessoa que está estudando qualquer matéria pela primeira vez. Dei uma pesquisada, apliquei algumas dicas que eu usava ano passado, perguntei aos meus professores e consegui dar uma melhorada nessas matérias na minha segunda prova. E essas dicas eu quis compartilhar com vocês, porque sou uma pessoa muito legal ;)

Física


   Como qualquer outra matéria de exatas, física exige treino. Não adianta você fazer um exercício somente uma vez (claro que existem aqueles nerds incríveis que conseguem aprender a matéria somente escutando a explicação!), física exige que você chegue em casa e refaça os exercícios dados em aula e exige que faça a mesma coisa antes de uma prova. Sério, meus professores, por exemplo, colocam questões modificadas de exercícios passados para casa nas provas.

Biologia


   Até que biologia não foi um problema tão grande na minha vida. Eu amava ciências ano passado e biologia é o mais próximo que eu tenho dela, ou seja, aprendo rápido a matéria. A minha dica para biologia é: faça resumos. Pode ser um pouco chato e complicado para quem não sabe, mas pelo menos tente, porque ajuda bastante. Sempre antes de uma prova, colo um post-it no meu espelho com alguma definição difícil de biologia, para eu poder lembrar.

Química


   Ai ai química... O que dizer de você que mal te conheço e não te considero nada?
   Sério, a que eu mais tive dificuldade é em química. Minha nota na primeira prova foi super baixa, mas, graças a Deus, consegui recuperar na segunda. Eu nem sabia por onde eu começava a estudar, as palavras se embaralhavam na minha cabeça e eu ficava perdida na matéria.
   Por sorte, adotei um novo jeito de estudar: fichas resumos. Salvou minha vida! Se você não tiver, recorte papéis pequenos mesmo. É só escrever as fórmulas e conceitos em letras grandes e pronto!
   Outra dica valiosa: química não é decoreba! Você realmente precisa entender, usar a lógica e raciocinar. Se tiver alguma dúvida, nem que seja a mais boba que existe, pergunte ao professor. Nessas horas, você precisa vê-lo como amigo e ele vai te ajudar. Acredite, professores amam tirar dúvidas!

   E, aí? Gostaram das dicas? Quais matérias você tem mais dificuldade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário